Clima de Urubu com mandioca

Segundo palavras de Barros, o Manoel, poeta, escritor e outrora quissa*, curruteleiro. Quem saberá?...
Mas, além dessa tua fala que transcrevi no título, reverberarei também além das palavras, do testemunho e dos ensinamentos de Rogaciano a Manoel, formatada tal pura e bela, que só em poesia, o que nos falou Ribeiro... denunciando o trucidamento da indiarada, já há muito vítima de um cruel epistemocídio, como diria Roberto, o Macedo. Eis a singela Gramática do Povo Guató:

Rogaciano era índio guató. Mas eu o conheci na
condição de bugre (Bugre e índio desaldeiado,
pois não?) Ele andava pelas ruas de Corumbá
bêbado e sujo de catar papel por um gole
de pinga no bar de Nhana. De tarde esfarrapado e
com fome se encontrava a parede de casa. A Mãe
fez um prato de comida e eu levei para Rogaciano.
Ficamos a conversar. Ele ria pelas gengivas e
mandava para dentro feijão com arroz. O bife
escorregava de gordura pelos beiços desse bugre.
Rogaciano limpava a gordura com as costas da mão.
Uma hora me falou que não sabia ler nem escrever.
Mas seu avô que era o chamã daquele povo lhe
ensinara uma Gramática do Povo Guató. Era a
Gramática mais pobre em extensão e mais rica
em essência. Constava de uma só frase: Os verbos
servem para emendar os nomes. E botava exemplos:
Benteví cuspí no chão. O verbo cuspir emendava
o benteví com o chão. E mais: o cachorro comeu
o osso. O verbo comer emendou o cachorro no osso.
Foi o que me explicou Rogaciano sobre a Gramática
do seu povo. Falou mais dois exemplos: Mariano
perguntou: - Conhece fazer canoa pessoa? - Periga
Albano fazer. Respondeu. Rogaciano, ele mesmo,
não sabia nada, mais ensinava essa fala sem
conectivos, sem bengala, sem adereços para a
gurizada. Acho que eu gostasse de ouvir os nadas
de Rogaciano não sabia. E aquele nao saber me mandou de
curioso para estudar linguística. Ao fim me pareceu
tão sábio o Chamã dos Guatós quanto Sapir.

Manoel de Barros, em Memorias Inventadas: a segunda infancia

* Quissa encontra-se grafado em dois esses pois o teclado que escrevo não está configurado para o padrão que poderia ser para inhagatu mas nao eh..... eh ABNT2, mermo.....

e tenho dito rapaziada!!!

SOBRE O AUTOR

DORIEDISON ALMEIRA
Prof. Dr.- Universidade Federal do Oeste do Pará.

0 comentários:

THEME